Unidade Curricular:
Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação
Objetivos:
Conhecer os recursos tecnológicos que facilitem o acesso à informação do conhecimento e ter atitudes positivas, numa perspectiva de abertura à mudança, receptividade e aceitação das potencialidades das
TICs, capacidade de adaptação ao no papel do professor como mediador e orientador do conhecimento.
Aplicar valores fundamentais no uso das TICs, incluindo a atenção às questões de segurança/vigilância sobre a informação na Internet, na avaliação de software, as questões de direitos de autor e éticas relativas à utilização das TIC.
Conhecer como utilizar e como integrar as TICs nas diferentes fases do processo de ensino, partindo do planejamento até a avaliação.
Conteúdos:
Utilização e avaliação de programas educacionais, que auxiliam o ensino de física (por exemplo, aplicativos disponíveis on-line para simulação de experiências que demonstram princípios físicos, chamados de “laboratórios virtuais” ou “applets”.), bem como programas para modelagem de situações para o ensino de Física.
Construir websites ou Blogs ou páginas em redes sociais voltados ao ensino de Física.
Construir e avaliar ferramentas didáticas virtuais inseridas em uma arquitetura pedagógica, conhecidos como AVAs – ambientes virtuais de aprendizagem.
Utilizar software de gerenciamento de informações didáticas e documentos colaborativos, como por exemplo Moodle, Google Docs/Drive ou Skydrive.
Metodologia de Abordagem:
Serão realizadas aulas em diferentes modalidades, dentre as quais: expositivo-dialogadas; centradas em desenvolvimento de projetos de ensino por parte dos alunos; e momentos de atividades experimentais investigativas. Buscar-se-á promover momentos que se complementem, com vistas a proporcionar aos estudantes um panorama acerca dos diferentes aspectos das Tic’s, seja no âmbito da Física, seja para o ensino de Física. Serão utilizados os laboratórios de Física e laboratório de informática do curso.
As atividades na modalidade EaD serão realizadas por meio dos ambientes virtuais de aprendizagem institucionais (Sigaa ou Moodle) em momentos de interação síncronos ou assíncronos. Serão utilizados como recursos nas aulas EaD: livros digitais, videoaulas, materiais diversos disponíveis de forma virtual. As atividades em EaD serão realizadas pelos meios oficiais de ensino por aplicação de questionários, interação da turma por chats ou fóruns, dentre outras funções disponíveis pelos ambientes virtuais de aprendizagem.
A avaliação dos discentes poderá ser realizada por meio de provas escritas, relatórios de experimentos, listas de exercícios, apresentação de trabalhos, desenvolvimento de projetos e participação em sala de aula, dentre outros.
Bibliografia Básica:
[1] BRITO, Glaucia da Silva; PURIFICAÇÃO, Ivonélia da. Educação e novas tecnologias: um (re)pensar. Curitiba: InterSaberes, 2011.
[2] DEMO, Pedro. Formação permanente e tecnologias educacionais. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
Bibliografia Complementa:
[3] PEREIRA, A. C. Ambientes Virtuais de Aprendizagem em Diferentes Contextos. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2007.
[4] SCHAFF, Adam. A Sociedade Informática. São Paulo: Brasiliense, 2007.
[5] PINTO, Álvaro Vieira. O conceito de tecnologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005.